O SEGUNDO SETÊNIO DA BIOGRAFIA HUMANA

ENTENDA O QUE É E COMO TRABALHAR OS “CICLOS DA VIDA”

A antroposofia une Ciência e Espiritualidade e seu criador, Rudolf Steiner, entre tantas coisas traçou um mapa cronológico sobre o conhecimento humano. São “ciclos” de 7 anos, chamados de Setênios. Já apresentamos um pouco sobre o Primeiro Setênio da vida humana aqui no blog, e agora vamos falar um pouquinho sobre o Segundo Setênio (7 a 14 anos). O segundo setênio promove um profundo despertar do sentimento próprio. A energia que emanava do polo superior, da cabeça, se dilui e se encontra no meio do corpo.

Os órgãos desse setênio são o coração e os pulmões, esses se desenvolvem promovendo a interiorização e exteriorização da vivência. É nesse ponto que a autoridade dos pais e professores assume um papel importante, pois eles são mediadores do mundo no qual a criança se insere. Se a autoridade é excessiva, a criança pode ter uma visão pesada e cruel do mundo, se a autoridade e cobrança são muito fluídas e sem ressonância, a criança pode ter uma visão demasiadamente libertária do mundo, não inibindo comportamentos perigosos. O papel do adulto, pais e professores, determinam a imagem de mundo que a criança receberá.

A autoridade excessiva pode gerar uma maior inspiração do que expiração, desequilibrando o ritmo, e isso pode levar desde a uma timidez no futuro, à introversão, ou quadros somáticos de asma, etc. Quando a autoridade é insuficiente, a expiração maior pode conduzir à extroversão exagerada, que leva a criança a desconhecer seu limite e o do outro, até quadros mais histéricos, de dissolução da identidade.

Nesse ciclo as normas e os hábitos estão sendo absorvidos, o desenvolvimento sadio do ser humano está relacionado à dosagem, o equilíbrio e a harmonia das relações de autoridade, valores, limites e permissões. É o sentir que está sendo afetado, o desenvolvimento das emoções. Do interior para o exterior e vice-versa. As histórias infantis, contos de fadas e todo ato de brincar é extremamente saudável pois a criança cria e molda sua participação no mundo. Isso, para o desenvolvimento humano, é bastante saudável. Mais que situações em que ela se faz apenas como espectadora, como no caso da televisão, ou de jogos eletrônicos.

A arte deve ser estimulada desde o primeiro ciclo, mas nesse momento ela se faz muito mais importante, bem como a religião.  Os mundos artístico e religioso auxiliam no sentido de si e do mundo, fluindo a alma, que busca a beleza e a fé. E, sobretudo, fazendo um contraponto à dura descoberta das diferenças, pois é também nessa fase do conhecimento de si que percebemos como uns e outros são diferenciados na sociedade, como as diferenças sociais, religiosas, raciais ou mesmo geográficas.

A criança entra na fase do CONVERSAR. Começa cada vez mais a ter uma vida interior. Vai percebendo e organizando seus sentimentos, construindo seus próprios pensamentos. E começa a OBSERVAR muito atenta ao comportamento dos adultos. Nessa fase você pode ser questionado por algo que falou e não fez. E aqui a influência dos pais começa a se dividir com a do professor, que se torna quase “o dono da verdade”, mas se tornando uma autoridade amorosa para a criança.

E uma fase importante dentro deste setênio é o período dos 9 aos 12 anos.
Vamos falar sobre esse período no próximo post.
Até lá! Namastê!

Extratos retirados do livro A arte em educar em família,de Sandra Stirbulov e Rosemeire Laviano.

Marcela Geraldes

Fundadora do Zen Kidz e mamãe da Nalu de 7 anos e da Maia de 5 anos. Vem a cada dia mais se apaixonando pelo mundo do Yoga e tentando levar isso de forma lúdica e divertida para as crianças. Vem ampliando essa visão através do estudo da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf aliados a Disciplina Positiva. Sonha em levar isso tudo para o maior número de crianças que conseguir. Aqui no blog ela vai abordar assuntos relacionados à uma vida saudável, equilibrando o corpo e a mente desde cedo.

SE VOCÊ GOSTOU DESSE CONTEÚDO VAI AMAR ESSES OUTROS ARTIGOS ESCRITOS PELA MARCELA:

OS BENEFÍCIOS DO YOGA PARA AS CRIANÇAS

Saiba quais são os benefícios físicos, mentais e psicológicos da Yoga para crianças

MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS

Ensinando a meditar brincando

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI AMAR

A RAPOSA E O ELEFANTE É UMA LOJA INFANTIL FOCADA EM MODA INFANTIL DE QUALIDADE, CONFORTÁVEL E DIVERTIDA PARA OS PEQUENOS!

VENHA CONHECER E SE ENCANTAR COM OS PRODUTOS

Slider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.