SEU FILHO ROE AS UNHAS?

DICAS PARA AJUDAR O SEU FILHO A PARA DE ROER UNHAS

Olá, seu filho roe as unhas?

Roer as unhas é um comportamento bem comum entre crianças de 3 a 5 anos. Pode ser desde um comportamento aprendido, quando algum dos pais ou uma pessoa de referência da criança roe unhas até então algo relacionado a uma ansiedade leve ou moderada. Importante é saber quando o comportamento começou e se teve algum evento importante na vida da criança, como por exemplo: mudança de escola ou de cidade, chegada do irmão

O que você NÃO PODE fazer:

– ficar falando sobre isso com a criança

– bater

– brigar ou tentar comprar a criança de alguma forma

Tudo isso só irá reforçar o comportamento.

O que você PODE fazer:

– Quando ver que ela está roendo as unhas, tente manter as mãos dela ocupada, por exemplo: “filho, pega o caderno pra mamãe?! Filho, faz um desenho de cachorro?” Qualquer coisa que ocupe as mãos da criança naquele momento!

– Manter as unhas da criança cortadas e lixadas. A partir dos 5 anos, as crianças já podem ajudar a cuidar das próprias unhas.

Se o seu filho roe as unhas até chegar na carne, recomendo uma avaliação com dermatologista para evitar algum prejuízo no crescimento da unha. Nesse caso, também recomendo acompanhamento psicológico pois pode ser um nível de ansiedade mais elevado.

Michelle Viegas Bottrel

Psicóloga e Neuropsicóloga, com certificação em Psicologia Positiva, Michelle é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e autora do livro infantil “De que você tem medo?”. Mãe de dois meninos, Nicholas de 5 anos e Christian de 1 ano e 4 meses, ela ainda é responsável pelo perfil @thekidandthebrain no Instagram. No The Kid and The Brain, ela realiza orientação aos pais sobre o desenvolvimento saudável dos seus filhos, por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes, além de consultas e cursos online. Michelle vem contribuindo para o desenvolvimento emocional saudável de muitas crianças e suas famílias, auxiliando os pais em diversos assuntos da maternidade, como por exemplo,  atrasos de desenvolvimento, atraso da fala e linguagem, mutismo seletivo, desfralde, comportamento inadequado e de birra, alterações do sono, adaptação escolar, preparação para chegada do irmão e ansiedade infantil. Aqui no blog, ela abordará esses assuntos tornando mais leve a vida dos pais e dos filhos

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI AMAR

DESCUBRA A NOSSA LOJA

Slider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.