PORQUE CONSUMIR ALIMENTOS ORGÂNICOS

CONHEÇA OS MOTIVOS PARA ESCOLHER PRODUTOS ORGÂNICOS

Para iniciar, gostaria de me apresentar… Meu nome é Letícia, sou nutricionista, me formei há 9 anos e sou especialista em nutrição materno infantil.

Trabalhar com criança pra mim é muito desafiador e ao mesmo tempo traz paz, aprendizado e muita satisfação. A minha meta na vida ou uma delas é trazer saúde e bem estar para os pequenos e assim mudar uma porçãozinha de mundo para melhor e mais natural possível. Gosto de cuidar do outro, e nada melhor que começar com os pequenos humaninhos que vão tocar esse mundo.

Nasci e fui criada no interior de minas, por isso minha ligação com o alimento é afetiva, vem de aromas, sabores, causos, livros de receitas escritos por vó, alimentos que chagavam da fazenda cada um na sua época do ano e é assim que monto minhas condutas, cardápios e orientações nutricionais, com tudo que for de mais natural e caseiro possível!

Por isso hoje resolvi começar falando dos orgânicos. Irei mandar textinhos mensais com dicas para as famílias para ajuda-los nessa importante missão de criar nos pequenos uma relação feliz e saudável com o alimento de verdade.

Alimento orgânico, é qualquer produto animal ou vegetal obtido sem a utilização de produtos químicos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural.

A grande vantagem de priorizar esses alimentos, além do consumo de alimentos mais ricos em nutrientes, saudáveis e naturais, é a preservação do solo, do meio ambiente, da agricultura sustentável e familiar. Os agrotóxicos fazem com que os alimentos tenham baixo valor nutricional e podem causar doenças, e também poluem a água, o ar, a terra, flora e fauna.

A agricultura orgânica restaura a biodiversidade, protege a qualidade da água, e os animais que se abastecem dela, evita erosão do solo, protege futuras gerações de contaminações químicas, economiza energia, ajuda pequenos agricultores a sustentar suas famílias.

Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo e muito mais saborosos. Possuem menor teor de água na sua composição, quando comparados com os alimentos convencionais por isso os nutrientes ficam mais concentrados. Normalmente são colhidos poucos dias antes do consumo, os insumos chegam na sua mesa bem mais fresquinhos e com características naturais dos alimentos que crescem no seu devido tempo e local. Não é sensacional respeitar o tempo das coisas?! Isso permite o fortalecimento da nossa saúde, bem como os mecanismos de defesa do nosso organismo.

O comércio de alimentos orgânicos tem crescido e é possível escolher na prateleira de supermercados, em feirinhas e até pedir em casa através de sites e empresas que fazem esse trabalho delivery, costuma ter o investimento um pouquinho mais alto do que os convencionais pois exigem mais tempo e cuidado no cultivo.

Você também pode optar por ter uma hortinha em casa, é uma experiência maravilhosa permitir a criança ter contato com a natureza, conhecer de onde vem o alimento e consequentemente ter mais prazer em consumir os vegetais.

“Estamos legando às futuras gerações a esperança de uma vida justa e harmoniosa neste planeta. Consumindo orgânicos, desenvolvemos nosso papel de agentes de transformação social e ambiental, praticando um exercício de cidadania” (fonte: ministério da agricultura).

Importante lembrar que mesmo o produto orgânico precisa ser higienizado, pois etapas como a água que se rega, contato com a terra, manuseio humano e transporte podem causar contaminação.

Vale pensar também que industrializados, mesmo os orgânicos, podem ter sal, gorduras ruins e outros elementos que não são saudáveis na sua composição. Tipo: pode ser orgânico e frito, né? Ai não faz tão bem assim! Fiquem ligados aos rótulos e selos de regulamentação.

Consuma alimentos naturais e caseiros na sua rotina e dos seus filhos! Deixe as embalagens para dias esporádicos, nunca para o dia a dia.

  Letícia Oliveira
Letícia Oliveira

Nutricionista, graduada em 2011, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH; se dedica a cursos nas áreas de saúde alimentar infantil, culinária funcional, fitoterapia, gastronomia, boas práticas de fabricação, nutrição na sidrome de down, alimentacão vegetariana e vegana, educação nutricional infantil, introdução alimentar e BLW. MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Negócios na Faculdade Pitágoras, especialista em Nutrição em Pediatria pelo IPGS.

SE VOCÊ GOSTOU DESSE CONTEÚDO, O BENEFÍCIO DAS CASTANHAS PARA A SAÚDE

O BENEFÍCIO DAS CASTANHAS PARA A SAÚDE

COMO CONSUMIR CORRETAMENTE

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI AMAR

A RAPOSA E O ELEFANTE É UMA LOJA INFANTIL FOCADA EM MODA INFANTIL DE QUALIDADE, CONFORTÁVEL E DIVERTIDA PARA OS PEQUENOS!

VENHA CONHECER E SE ENCANTAR COM OS PRODUTOS

Slider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.