roupa infantil moderna bebê diferente
roupa moderna diferente infantil

COMO ELOGIAR SEU FILHO DO JEITO CERTO

VOCÊ SABE ELOGIAR SEU FILHO?

É comum usarmos elogios para ajudar os nossos filhos a obterem um autoconceito positivo e a melhorarem o seu comportamento. Elogios parecem funcionar, pois podem inspirar algumas crianças a se comportarem melhor, mas precisamos pensar nos efeitos a longo prazo.

Crianças que recebem elogios podem desenvolver conceitos pessoais que são totalmente dependentes da opinião dos outros e se tornarem viciadas em aprovação. Outras crianças podem guardar rancor e se rebelar contra os elogios porque não querem viver de acordo com as expectativas dos outros ou porque têm medo de não conseguirem competir com aqueles que parecem receber elogios tão facilmente.

Você já parou para pensar que elogio não “dá” autoestima para criança?

No livro Disciplina positiva da Jane Nelsen é explicado que a autoestima não pode ser dada ou recebida, ela é desenvolvida por meio de capacidade e de autoconfiança para lidar com decepções, resoluções de problemas e muitas oportunidades de aprender com os erros.

Então, que tal estimular e inspirar ao invés de elogiar? Vamos ver a diferença entre elogio e estimular a coragem.

  • Elogio: “Você fez muito bem o seu trabalho!” Encorajamento: “Você fez o seu melhor, como você se sente com o que você conseguiu realizar?”
  • Elogio: “Você é tão boazinha!”
  • Encorajamento: “Obrigada pela ajuda!”
  • Elogio: “Estou orgulhoso pela sua nota A”. Encorajamento: “Essa nota A reflete o seu esforço!”
  • Elogio faz a criança pensar: “O que os outros pensam?”. Encorajamento faz a criança pensar: “O que eu penso?”
  • Elogio gera: dependência dos outros. Encorajamento gera: autoconfiança e autonomia.

E você, como você elogia os seus filhos?

  Michelle Viegas Bottrel
Michelle Viegas Bottrel

Psicóloga e Neuropsicóloga, com certificação em Psicologia Positiva, Michelle é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e autora do livro infantil “De que você tem medo?”. Mãe de dois meninos, Nicholas de 5 anos e Christian de 1 ano e 4 meses, ela ainda é responsável pelo perfil @thekidandthebrain no Instagram. No The Kid and The Brain, ela realiza orientação aos pais sobre o desenvolvimento saudável dos seus filhos, por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes, além de consultas e cursos online. Michelle vem contribuindo para o desenvolvimento emocional saudável de muitas crianças e suas famílias, auxiliando os pais em diversos assuntos da maternidade, como por exemplo,  atrasos de desenvolvimento, atraso da fala e linguagem, mutismo seletivo, desfralde, comportamento inadequado e de birra, alterações do sono, adaptação escolar, preparação para chegada do irmão e ansiedade infantil. Aqui no blog, ela abordará esses assuntos tornando mais leve a vida dos pais e dos filhos

SE VOCÊ GOSTOU DESSE CONTEÚDO, TAMBÉM VAI CURTIR ESSE SOBRE O MEDO INFANTIL

COMO AJUDAR SEU FILHO A LIDAR COM O MEDO

DICAS PARA LIDAR COM O MEDO INFANTIL

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI AMAR

DESCUBRA A NOSSA LOJA

Slider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.