LANCHINHOS SAUDÁVEIS QUE COMBINAM COM FÉRIAS – PARTE 1

APRENDA A FAZER QUIBINHO DE TILÁPIA COM QUINOA

Após as festas de fim de ano e a tão esperada viagem de férias vem sempre aquela vontade de voltar a rotina, né? As crianças voltam para casa, mas ainda estão de férias, com isso os pais precisam colocar a cabeça para funcionar e o desafio é criar milhões de atividades para gastar toda essa energia que os pequenos tem para não deixar o tédio tomar conta do dia. Na alimentação a dica é priorizar sempre as frutas, elas são muito ricas em nutrientes e ajudam na hidratação. Complementem os lanchinhos com pãezinhos caseiros ou comprados na padaria, para assim começar a trabalhar o paladar das crianças e também desintoxicar o organismo retirando os industrializados da nossa casa. Se formos pensar, um mês de férias é tempo demais para ter guloseimas na rotina, aproveitem as festas de fim de ano, mas lembrem-se de voltar a alimentação limpa e saudável, é isso que traz energia para as crianças brincarem, crescerem e evoluírem.

E quem está de férias, mas já começando a pensar no cardápio para escola? Inicio de ano é época de mudança de hábitos alimentares, projetos para melhorar a correria, trazer praticidade, planejamento. Uma sugestão ótima é lavá-los para a cozinha e tentar fazer alguma receitinha bem saudável a fim de evitar aquela ingestão desenfreada de guloseimas. E eles vão amar mostrar para os coleguinhas as receitas que fizeram nas férias. Por isso, resolvi neste mês de janeiro postar duas receitinhas que testei na semana passada. Elas servem como lanchinho para o dia a dia e também para a escola. São práticas, rápidas, podem ser congeladas para que, nos dias de correria, tenhamos sempre algo “a mão” e não precisarmos apelar para o industrializado, além de terem cara de lanche de férias.

RECEITINHA DE QUIBE

DE TILÁPIA COM QUINOA

INGREDIENTES:

3 filés de tilápia frescos

1 xícara de quinoa em grãos cozida em água fervente (+/-12 minutos)

½ cebola picada em cubinhos

2 colheres de sopa de farinha de linhaça

Dill ou endro para temperar a tilápia

Uma colher de sopa de hortelã e salsinha picadinhos

Azeite

Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Asse a tilápia temperada com sal, pimenta, endro, azeite, umas gotinhas de limão e um pouquinho de água em forno pré aquecido a 180o por aproximadamente 20 minutos. Após assada e bem suculenta amasse o peixe com o garfo até ficar desfiada e reserve para esfriar. Misture em uma tigela a tilápia, a quinoa já cozida, a cebola, a farinha de linhaça, a salsinha e o hortelã, corrija o sal. Modele as bolinhas ou em formato de quibe e congele. Ou asse em forno médio por mais ou menos 10 minutos. Lembre-se de colocar um fiozinho de azeite para untar a assadeira. Rende mais ou menos 20 quibinhos. Dica: Não faço bolinhos muito grandes para evitar que eles se quebrem. Você pode acrescentar outros ingredientes no seu quibe como legumes e verduras (cenoura, couve- flor, brócolis, espinafre) ou outros grãos e leguminosas (lentilha, grão de bico, semente de girassol, gergelim).

Nós pedimos um ajudinha para o Gael e fizemos essa receita por aqui! O resultado você confere no nosso IGTV!

Letícia Oliveira

Nutricionista, graduada em 2011, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH; se dedica a cursos nas áreas de saúde alimentar infantil, culinária funcional, fitoterapia, gastronomia, boas práticas de fabricação, nutrição na sidrome de down, alimentacão vegetariana e vegana, educação nutricional infantil, introdução alimentar e BLW. MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Negócios na Faculdade Pitágoras, especialista em Nutrição em Pediatria pelo IPGS.

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