ENSINANDO A CRIANÇA A SE ACALMAR SOZINHA

CONHEÇA ALGUMA DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO A LIDAR COM AS EMOÇÕES

É mais fácil construir crianças fortes do que consertar homens quebrados.” Frederick Douglas

Você já parou para pensar que precisamos ensinar nossos filhos a se acalmarem? Podemos sim e devemos sempre colocar limites em nossos filhos mas precisamos ir além, precisamos ensinar a eles como lidar com a frustração. Eles não sabem e simplesmente mandar que eles fiquem calmos não ensina e não ajuda nada. Uma dificuldade que os bebês e crianças enfrentam é saber como lidar com os próprios sentimentos. Acalmar-se é uma habilidade que precisa ser ensinada. É muito comum os pais utilizarem constantemente recursos como chupeta, mamadeira e paninho para acalmar o bebê. Não é um problema usar esse recursos de vez em quando, a questão é fazer isso de forma exclusiva, pois a criança não aprende a forma adequada de se acalmar e se torna dependente desses recursos físicos, o que pode se tornar um problema mais grave em seu futuro como adolescente ou adulto.

Para a autoestima futura da criança é importante que você saiba como ensinar ela se acalmar sozinha, sem depender de tais recursos. Em uma certa situação difícil, é válido permitir que o bebê a enfrente e deixar que ele expresse essa emoção. Ao colocar a chupeta você cala o choro, mas não lida com o sentimento. Por isso, faça um carinho e nomeie os sentimentos e as emoções que seu bebê está experimentando. Fique do lado dele mostrando apoio e empatia. Faça expressões faciais que representem o sentimento e a emoção que ele estiver experimentando. Após, mude o foco do bebê, mostre um quadro da sala e diga o que tem no quadro, ou mostre a paisagem lá fora e diga o que tem lá fora! Ao fazer isso, você ajuda o sistema nervoso central do bebê a se acalmar.

EXEMPLOS:

  • “Você está muito cansado, não é?”
  • “Oh, você está com fome.”
  • “Nossa, você ficou muito triste porque não conseguiu montar o bloquinho.”

Qualquer atitude de empatia que você passe para o bebê, ele irá ficar mais tranquilo para lidar com as próprias emoções. Em momentos em que ele já estiver calmo, você pode ensinar o poder da respiração. Por exemplo: você pode pegar um fruta, como a pera que tem um cheiro bem forte e gostoso, e falar: “olha que cheiroso!” e faça o gesto de cheirar e então entregue-a para o seu bebê e diga: “cheira a pera, filho.” Ensine seu filho também a soprar bem forte pedacinhos de papel. Ele irá se divertir e aprender a importância da respiração. Faça junto com ele algumas brincadeiras de respiração, sei que serão momentos divertidos.

Até a próxima!

  Michelle Viegas Bottrel
Michelle Viegas Bottrel

Psicóloga e Neuropsicóloga, com certificação em Psicologia Positiva, Michelle é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e autora do livro infantil “De que você tem medo?”. Mãe de dois meninos, Nicholas de 5 anos e Christian de 1 ano e 4 meses, ela ainda é responsável pelo perfil @thekidandthebrain no Instagram. No The Kid and The Brain, ela realiza orientação aos pais sobre o desenvolvimento saudável dos seus filhos, por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes, além de consultas e cursos online. Michelle vem contribuindo para o desenvolvimento emocional saudável de muitas crianças e suas famílias, auxiliando os pais em diversos assuntos da maternidade, como por exemplo,  atrasos de desenvolvimento, atraso da fala e linguagem, mutismo seletivo, desfralde, comportamento inadequado e de birra, alterações do sono, adaptação escolar, preparação para chegada do irmão e ansiedade infantil. Aqui no blog, ela abordará esses assuntos tornando mais leve a vida dos pais e dos filhos

SE VOCÊ GOSTOU DESSE CONTEÚDO, TAMBÉM VAI CURTIR ESSE SOBRE O MEDO INFANTIL

COMO AJUDAR SEU FILHO A LIDAR COM O MEDO

DICAS PARA LIDAR COM O MEDO INFANTIL

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI AMAR

DESCUBRA A NOSSA LOJA

Slider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.