O PRIMEIRO SETÊNIO DA BIOGRAFIA HUMANA

ENTENDA O QUE É E COMO TRABALHAR OS “CICLOS DA VIDA”

Na Antroposofia, estudamos a Biografia Humana. Uma forma de entender e compreender as leis que regem o desenvolvimento humano, mesmo tendo em mente que cada pessoa e cada história é totalmente ÚNICA. A divisão dos períodos em SETÊNIOS (períodos de 7 anos) vêm lá dos gregos, e em cima desse número, até místico, temos muitas forças do número 7 em nossas vidas. 7 dias da semana, 7 notas musicais, 7 cores no arco íris, entre outros 7s. Então, de 7 em 7 anos vêm um impulso para o nosso desenvolvimento.

O primeiro setênio: De 0 a 7 anos

Essa fase é marcada pela dependência, dependemos totalmente de outro ser humano. O desenvolvimento preferencial aqui é o do CORPO. Uma fase marcada pela EDUCAÇÃO, pela PREPARAÇÃO PARA A VIDA. O corpo etérico da criança ainda é ligado ao da mãe. Aos 7 anos, ele se individualiza. Nessa fase, vemos com mais clareza o TEMPERAMENTO dessa criança. O desenvolvimento corporal está agora no sistema neurosensorial. A primeira crise biográfica se dá já no nascimento, um evento tão marcante. Depois de 9 meses se desenvolvendo na barriga da mamãe, ele já não consegue mais se desenvolver lá dentro e precisa ganhar o mundo. O trabalho de parto a mudança rápida de circulação e respiração, é um momento muito importante para as crianças também, não só para as mães. Nasce então o corpo físico, e o corpo etérico está sendo gestado,  e estará pronto aos 7 anos.

Na visão antroposófica, os filhos escolhem os pais. E os escolhem então para protegê-lo e cuida-lo. Ao entendermos a palavra DESENVOLVIMENTO, que significa tirar os envoltórios, compreendemos o papel de pais como guardiões dessa criança e aos poucos retirando as suas próprias camadas que estão envolvendo essa criança, permitindo que a cada dia ela seja mais ELA. Vamos aos poucos tirando nosso corpo físico – no momento do parto. Separando do nosso corpo etérico, aos 7 anos. E do corpo astral aos 14 anos. Então ,dando todo o suporte através de amor, cuidado, educação e sendo um exemplo para que essa criança se desenvolva, vamos tirando nossas camadas (dos pais) e permitindo que a criança seja quem ela é na sua essência.

Os 3 primeiros anos da vida da criança são ESSENCIAIS:

1 ano – ANDAR (depois de andar, a pose ereta da criança libera a laringe e ela começa a …)

2 anos – FALAR (aos 2,5 anos, 3 anos começa a propriedade do EU. A primeira idéia de individualidade)

3 anos – PENSAR (período mais crítico do Setênio, ideia do SELF. Iniciam aqui as famosas BIRRAS, que são a IMPOSIÇÃO DO EU NO MUNDO. A criança é puro QUERER, mas precisa ser CONDUZIDA pelos pais). Aos 3 anos inicia o FIO DA MEMÓRIA. A partir daqui temos a memória consciente dos acontecimentos.  Nunca na nossa vida aprendemos tanto quanto de 0 a 3 anos. As crianças nessa fase vivenciam o mundo através da Percepção dos Sentidos e ela vive cada sentido com todo o seu corpo. Uma criança nessa fase dificilmente consegue apontar exatamente onde está sentindo uma dor, por exemplo, ela sente no corpo. Uma alegria também, ela expressa com o corpo todo, ela pula, grita, seu corpo inteiro está feliz nesse momento.

Grande parte deste texto veio de um livro que amo e recomendo para quem se interessar pelo assunto: A arte em educar em família. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a Antroposofia.

Marcela Geraldes

Fundadora do Zen Kidz e mamãe da Nalu de 7 anos e da Maia de 5 anos. Vem a cada dia mais se apaixonando pelo mundo do Yoga e tentando levar isso de forma lúdica e divertida para as crianças. Vem ampliando essa visão através do estudo da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf aliados a Disciplina Positiva. Sonha em levar isso tudo para o maior número de crianças que conseguir. Aqui no blog ela vai abordar assuntos relacionados à uma vida saudável, equilibrando o corpo e a mente desde cedo.

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI AMAR

A RAPOSA E O ELEFANTE É UMA LOJA INFANTIL FOCADA EM MODA INFANTIL DE QUALIDADE, CONFORTÁVEL E DIVERTIDA PARA OS PEQUENOS!

VENHA CONHECER E SE ENCANTAR COM OS PRODUTOS

Slider

Um comentário sobre “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.