EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

APRENDA TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO PARA ACALMAR CORPO E MENTE

Nossa respiração está diretamente relacionada ao nosso estado mental. Pense quando você está numa situação de stress, de nervoso, como fica sua respiração? Agitada também. E quando você está tranquilo, descansando? Sua respiração também se acalma. Não é a toa que falamos para as pessoas respirarem fundo quando queremos que se acalmem. No Yoga os exercícios de respiração são chamados de PRANAYAMAS. São exercícios que trabalham nosso PRANA, nossa energia vital.

Um ato que pode ser tão natural e necessário para nossa sobrevivência as vezes acaba perdendo a sua importância no nosso dia a dia agitado. Mas não se engane, os exercícios de respiração são ferramentas poderosíssimas. Podem nos colocar num estado meditativo, podem nos acalmar, podem trazer a atenção para a nossa essência. Numa visão mais holística, a respiração é a união da nossa alma ao nosso corpo.

E como podemos trabalhar isso com as crianças?

Comece ensinando o processo respiratório, trazendo consciência para cada fase. A INSPIRAÇÃO, quando o ar entra e nosso corpo se enche de ar, e a barriga cresce. A EXPIRAÇÃO, quando o ar sai pelo nariz ou pela boca e nossa barriga murcha. Um exercício legal pode ser o de deitar a criança de barriga para cima e colocar um bichinho de pelúcia na sua barriga. E ver e sentir o bichinho subindo na inspiração e descendo na expiração. Seu companheiro nessa atividade respiratória. Aos poucos, você pode ir contando com a criança quantos segundos para inspirar e quantos segundos para expirar. Seria bem legal conseguirmos o dobro do tempo expirando, uma respiração calma, profunda que irá trazer grandes benefícios. Para trazer paz, a mente deve acompanhar e regular a respiração.

Muitas pessoas tem a respiração cortada, ela fica parada até a altura do peito e não se aprofunda. Essa é uma boa oportunidade para analisar também sua própria respiração. Quando for colocar as crianças para dormir, por exemplo, foque sua atenção na sua respiração. Tente inspirar contando ate 3 e expirar contando ate 6. Vá no seu ritmo trabalhando para que o tempo de expirar seja o dobro do inspirar. Se for desconfortável, comece com menos, inspirando 3 e expirando 4, e assim diariamente vá trabalhando no seu progresso. Esse será um momento meditativo, ensinando seu corpo a se acalmar. Aproveite!

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Marcela Geraldes
Marcela Geraldes

Fundadora do Zen Kidz e mamãe da Nalu de 7 anos e da Maia de 5 anos. Vem a cada dia mais se apaixonando pelo mundo do Yoga e tentando levar isso de forma lúdica e divertida para as crianças. Vem ampliando essa visão através do estudo da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf aliados a Disciplina Positiva. Sonha em levar isso tudo para o maior número de crianças que conseguir. Aqui no blog ela vai abordar assuntos relacionados à uma vida saudável, equilibrando o corpo e a mente desde cedo.

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