Foto: Rochelle Vaz

COMO AJUDAR SEU FILHO A LIDAR COM O MEDO

DICAS PARA LIDAR COM O MEDO INFANTIL

Você já parou pra pensar de que você tem medo? Todo mundo tem medo. Medo de ser esquecido, medo de cair, medo de bater o carro em um dia de chuva, medo de ter e de perder, medo da bala perdida, medo da fome, medo de perder um grande amor, medo de amar e não ser amado, medo de dizer adeus, medo de partir, medo de doença, medo de envelhecer, medo de morrer, medo de dizer eu te amo… temos vários tipos de medo. A diferença é o que fazemos com esse medo e o quanto eles nos afetam.

Em relação às crianças não é diferente,  o medo faz parte do desenvolvimento das crianças. A forma como os pais irão gerir esses sentimentos irá contribuir para um desenvolvimento emocional saudável do filho ou o contrário. É bem comum escutarmos alguns pais de meninos falarem: “Homem não tem medo.”, “Você é meu filho, não pode ter medo.”, “Deixa de frescura, menino. Homem não tem medo de nada.” E também para meninas: “Você já está grandinha, não tem que ter medo.”, “Para com essa bobagem, isso não existe”, “Você só está imaginado.”, “Menina medrosa!”

Se já falaram assim com você quando você era criança, você sabe que não te fez bem e o medo não sumiu com essas palavras. Provavelmente, você só aprendeu a sofrer sozinha, sem contar com o apoio dos seus pais. Isso é muito triste. E com certeza você não quer que seu filho tenha esse sentimento. A forma de lidar com o medo é muito simples. Um dos primeiros passos é aceitar e ouvir o medo do seu filho. Isso é muito importante! Não podemos pedir que nossos filhos enfrentem algo sozinhos se isso estiver além de suas capacidades. Então, quando eles enfrentam um desafio grande demais, devemos dar apoio. ?

Se você achar que pressionar seu filho em determinada situação será uma experiência negativa, dê um pouco de colo e proponha pequenos passos em direção ao objetivo. Por exemplo: “Tudo bem você estar com medo! Vou ficar um pouco com você.” Incentive que ele fale do medo. Para conseguir essa abertura com seu filho, compartilhe com ele um medo que você já teve ou tem! 🙂

E aí na sua casa? Tem criança com medo de quê?

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI AMAR

  Michelle Viegas Bottrel
Michelle Viegas Bottrel

Psicóloga e Neuropsicóloga, com certificação em Psicologia Positiva, Michelle é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e autora do livro infantil “De que você tem medo?”. Mãe de dois meninos, Nicholas de 5 anos e Christian de 1 ano e 4 meses, ela ainda é responsável pelo perfil @thekidandthebrain no Instagram. No The Kid and The Brain, ela realiza orientação aos pais sobre o desenvolvimento saudável dos seus filhos, por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes, além de consultas e cursos online. Michelle vem contribuindo para o desenvolvimento emocional saudável de muitas crianças e suas famílias, auxiliando os pais em diversos assuntos da maternidade, como por exemplo,  atrasos de desenvolvimento, atraso da fala e linguagem, mutismo seletivo, desfralde, comportamento inadequado e de birra, alterações do sono, adaptação escolar, preparação para chegada do irmão e ansiedade infantil. Aqui no blog, ela abordará esses assuntos tornando mais leve a vida dos pais e dos filhos

DESCUBRA A NOSSA LOJA

Slider

Um comentário sobre “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.