O BEBÊ CONTINUA SENDO GERADO APÓS O NASCIMENTO

ENTENDA O QUE É EXTEROGESTAÇÃO

Se você está esperando um bebê ou tem um recém-nascido em casa é possível que já tenha ouvido falar na teoria da exterogestação. Mas se ainda não, eu vou te contar um pouco sobre ela. Essa teoria foi formulada pelo antropólogo Ashley Montagu e divulgada pelo pediatra norte-americano Harvey Karp. Ela diz que a gravidez humana não dura 9, mas sim 12 meses – ainda que o último trimestre aconteça fora da barriga da mãe.

Isso quer dizer que o bebezinho que acabou de nascer, na verdade, ainda encontra-se em gestação. E que tudo que simula o ambiente intra-uterino o deixará mais calmo e seguro – e isso lhe propiciará um melhor desenvolvimento de suas aptidões físicas, neurológicas e emocionais.

Mas como isso funciona na prática? Confira algumas dicas para realizar essa transição para a vida extrauterina da forma mais suave possível:

  • Amamente o seu bebê em livre demanda: no útero, ele recebe nutrientes constantemente pelo cordão umbilical, em livre oferta. Ao nascer, necessita, então, satisfazer a sua fome quando desejar e não de 3 em 3 horas como é erroneamente difundido.
  • Coloque o seu bebê em contato pele a pele. A proximidade com o corpo da mãe traz uma sensação de bem estar e conforto ao recém-nascido. Vale lembrar do uso dos “slings”, que são tecidos que você enrola no seu corpo e servem para carregar o bebê. A sensação de movimento constante também ajudará a acalmá-lo. Além disso, ele poderá escutar as batidas do coração da mãe e a sua voz, assim como acontecia na gravidez.
  • Dê banhos de ofurô (aquela banheira que lembra um balde). A posição fetal que o bebê adota durante o banho de balde e o contato com a água aquecida faz com que o bebê lembre-se dos meses que passou “mergulhado” no líquido amniótico, fazendo-o relaxar.
  • Utilize os chamados “ruídos brancos”, que são sons que se parecem com o barulho que os bebês escutam dentro do útero. Entre os que mais se aproximam estão o barulho do secador de cabelo ou de uma televisão fora do ar. O famoso “shhh shhh shhh” também funciona. A lógica é: se o bebê escuta um som parecido ao do útero, ele se sente mais seguro e protegido, o que o faz dormir melhor e mais tranquilo. Hoje em dia é possível encontrar aplicativos de celular que simulam esses sons.
  • Dê muito colo ao seu bebê. Ele não ficará “mimado”. Pelo contrário, o colo traz aconchego e ajuda a amenizar os desconfortos desses 3 primeiros meses.

Os principais envolvidos na exterogestação são o bebê e sua mãe, mas é preciso destacar o importante papel do pai e do restante da família, que irão atuar como a rede de apoio desse binômio mãe e filho. Bem apoiados, eles poderão ficar próximos, se conhecer e estabelecer uma rotina.

Com o passar do tempo, o bebê vai adquirindo novas habilidades e, então, estará mais maduro e independente. Aproveite cada minuto desse processo. O tempo voa! Acredite!

Fotos: Rochelle Vaz

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI AMAR

 Priscila Ossana
Priscila Ossana

Médica pediatra, com atuação em Belo Horizonte – MG. Formou-se na Universidade Federal de Minas Gerais e realizou Residência Médica em Pediatria no Hospital Infantil João Paulo II – FHEMIG. Atualmente trabalha na rede pública e privada, atendendo crianças de todas as idades, com foco no acompanhamento longitudinal de cada uma delas e na promoção de saúde e prevenção de agravos.
É casada com Leandro e mãe de dois meninos – Arthur de 3 anos e Bento de 9 meses. A chegada dos filhos trouxe consigo muitos desafios e, ao mesmo tempo, muito amadurecimento profissional. Entender o outro lado da relação médico paciente, a importância de uma assistência humanizada, positiva, integral, tornou-se essencial para aprimorar o cuidado que presta às famílias.
Neste blog, ela compartilhará sobre muitos temas relevantes em pediatria, direcionada pelas dúvidas mais frequentes que recebe no consultório.

DESCUBRA A NOSSA LOJA

Slider

2 comentários em “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.